Série

Como usar You na redação

2018- • 3 temporadas • 45 min • 16+
Sinopse: Obsessivo e perigosamente charmoso, ele vai ao extremo para entrar na vida de quem o fascina. Você pode acabar fisgada sem nem perceber. Aí, pode ser tarde demais.

STALKING

O stalking se tornou um fenômeno do século XXI. De fato, hoje é comum conhecer uma pessoa antes por sua personalidade virtual do que pela real. Na série, Joe, assim que conhece Beck, corre para procurar seu nome em sites como Facebook, Instagram e Twitter, e rapidamente descobre tudo sobre ela.


SUPEREXPOSIÇÃO NAS REDES SOCIAIS

O stalking é ainda facilitado quando o alvo se expõe na internet e produz uma vitrine de sua vida: um requisito que Beck e a maioria dos internautas infelizmente cumprem. Assim, Joe consegue, com alguns cliques, encontrar tudo sobre Beck, suas amigas, seus interesses, e até mesmo o endereço de sua casa. Nas palavras do protagonista: “Você quer ser vista, Beck”.


MACHISMO ESTRUTURAL

O que começa como um reconhecimento digital se torna um teatro para conquistar a garota. Semelhante a um predador e sua presa, Joe ferozmente trilha o caminho para sua fantasia amorosa, e faz de tudo (t-u-d-o) para conquistá-la, sob a desculpa de que “ele sabia o que era melhor para ela”; “ele iria corrigir sua vida”. O que disse, machista?


RELACIONAMENTOS ABUSIVOS

Obviamente, quando o relacionamento se inicia, vemos o quão abusivo é. Joe têm ciúmes de tudo e todos, desde as amigas de Beck até o seu terapeuta, e segue os passos da namorada obsessivamente todos os dias.


CUIDADO! SPOILERS DA 1ª TEMPORADA
FAVORES SEXUAIS

Em um episódio, Beck se encontra em um conflito como escritora, pois seu chefe dá em cima dela frequentemente. Por um lado, com repulsa do homem, e por outro, com medo de perder o emprego se não satisfazê-lo, ela se vê sem saída. Afinal, o homem tinha olhos apenas para seu corpo, e desprezava seu talento artístico.


FEMINICÍDIO

No final da temporada, a reviravolta mais chocante aparece: Beck é assassinada por Joe. Se na ficção o episódio já choca pelo grande amor de Joe, imagine no mundo real: 70% dos feminicídios têm o parceiro como suspeito. Afinal, a possessividade e fantasia exacerbadas de Joe custaram a vida de sua própria amante.

DETERMINISMO

É visível a análise que a série traça sobre a influência do meio a um indivíduo. Por exemplo, a origem do caráter impulsivo de Joe: foi herdado do abandono parental e do senhor que o apadrinhou, Sr. Mooney. Assim como Joe prende vítimas no porão da livraria, Sr. Mooney costumava prender o jovem Joe na cela. Como um ciclo, vê-se que Joe passa adiante sua violência à Paco, consolidada na cena em que a criança friamente se recusa a ajudar Beck. Talvez nunca tenha um fim.


CUIDADO! SPOILERS DA 2ª TEMPORADA
FALSA IDENTIDADE

Após os eventos com Beck, Joe foge de Nova Iorque para Los Angeles e assume uma nova persona. Ele comete o crime de falsa identidade, roubando os documentos e nome do verdadeiro Will Bettelheim (além de o prender em cativeiro). O delito de falsa identidade consta no artigo 307 da Constituição brasileira e pode resultar em 3 meses a 1 ano de detenção.


VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Em flashbacks, o pequeno Joe aparece testemunhando seu pai agredir fisicamente sua mãe em casa. No Brasil, a cada dois minutos, uma mulher é vítima de violência doméstica; a série enfatiza os efeitos disso na vida futura de um jovem: Joe acaba traumatizado, vingativo e violento a ponto de matar seu pai.


LÍNGUA DE SINAIS

Novo alvo amoroso de Joe, Love é uma recém-viúva de um homem surdo, Mr. Kennedy. Para além da leitura labial, a ASL (a língua de sinais estadunidense) se torna importante forma de comunicação entre o antigo casal, e o sinal de “eu te amo” é retomado por Love mais tarde com Joe.


PROTEÇÃO DE CRIANÇAS

Embora Joe aparente ser frio, ele tem uma clara bússola moral com crianças. Devido aos eventos de sua infância, ele busca proteger os menores, como Paco (1ª temporada), Ellie (2ª temporada) e seu filho Henry (3ª temporada). No episódio de abuso infantil de Henderson, ele faz justiça com as mãos; da mesma forma, é apenas quando Love revela uma gravidez que Joe a poupa da morte.


CUIDADO! SPOILERS DA 3ª TEMPORADA
VACINAÇÃO

Na 3ª temporada, pós-pandemia, a personagem Sherry é cancelada por dar uma festa durante o isolamento e furar a fila da vacina. Ao mesmo tempo, outro morador, Gil, passa sarampo ao bebê Henry por não vacinar suas filhas: "Simplesmente não acreditamos em submeter crianças a injeções tóxicas, elas não precisam lutar contra coisas para as quais seus corpos foram criados para combater", ele diz.


BUSCA POR AMOR

Vê-se que ambos Joe e Love buscam e fantasiam com amor obsessivamente para suprir a falta de afeto ou presença parental. Os dois formulam expectativas e querem alcançá-las a todo custo, ultrapassando—ou devo dizer destruindo—quaisquer obstáculos. Afinal, a maior pergunta que "You" coloca é: é o amor que cega, ou a falta dele?

EXEMPLO:
Tema: “A segurança de dados na era das redes sociais”

Na série norte-americana “Você”, o gerente de livraria Joe Goldberg conhece uma garota e se apaixona à primeira vista. Ao descobrir seu nome, recorre à internet para encontrar tudo sobre a vida e personalidade de Guinevere Beck—e encontra. Afinal, todas as suas redes sociais são públicas e tudo, inclusive seu endereço, está disponível a qualquer um. Nesse sentido, Joe passa a observá-la não somente por sua atividade online, mas pela janela de sua casa. Fora da televisão, fica claro que a exposição de dados pessoais redes sociais traz efeitos imprevisíveis à privacidade e à integridade humana dos cidadãos do século XXI.