Série

Como usar Bridgerton na redação

2020- • 2 temporadas • 60min • 16+
Sinopse: “Oito irmãos inseparáveis buscam amor e felicidade na alta sociedade de Londres. Inspirada nos best-sellers de Julia Quinn.”


POLÍTICA DO PÃO E CIRCO

No período regencial do Reino Unido, a temporada social é o grande entretenimento da nobreza. Com o objetivo de distrair as classes mais altas durante o período de atividade do parlamento, o mercado casamenteiro torna-se um festival de bailes, jantares e cerimônias luxuosas que deixa a política em segundo plano.


CASAMENTO INFANTIL

Embora Daphne tenha 21 anos, as debutantes da Londres regencial não tinham mais de 16 anos: uma realidade ainda dolorosamente real. No Brasil, 36% das mulheres entre 20 e 24 anos casaram-se antes dos 18 anos. O casamento precoce pode resultar em abandono escolar e maior risco de violência doméstica.


O PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE

O descontentamento com o papel feminino perante a sociedade é um tema constante da série. Em certo momento, Daphne, diz ao irmão: “você não tem ideia do que é ser uma mulher. Como é sentir que sua vida toda é reduzida a um momento. Foi para isso que fui criada. Isso é tudo que sou. É meu único valor.”


FOFOCA E CANCELAMENTO

Ao longo da trama, os eventos são rigorosamente narrados pela autora sob o pseudônimo de Lady Whistledown. Em seus panfletos de fofoca, ela publica as notícias, boatos e escândalos da mais alta nobreza. Com pena e papel, ela tem o poder de fazer ou arruinar a reputação de qualquer um, incluindo a rainha.


GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Quando Marina Thompson chega à cidade para passar a temporada com os Featheringtons, ela precisa esconder um grande segredo: a gravidez de seu falecido pretendente. Inconsolável e vista com maus olhos pela sociedade, ela tenta interromper a gravidez com um chá de ervas abortivas, sem sucesso. 


ALFABETIZAÇÃO

Aos 4 anos, o Duque de Hastings ainda não havia dito uma única palavra, mas sabia ler melhor do que a maioria das crianças de sua idade. Sob a tutela de Lady Danbury, ele enfim começa a falar, mas com uma gagueira severa. O pai fica furioso, chama-o de imbecil, ameaça bater nele e o dá por morto.


ESTUPRO

Em uma das cenas mais polêmicas da série, Daphne inverte sua posição na cama para impedir o método contraceptivo de seu marido, conhecido como coito interrompido. O Duque pede que Daphne espere, mas ela continua a realizar o ato. No livro, a cena é ainda mais explícita: Simon está embriagado, e a duquesa tira proveito disso.


REPRESENTAÇÃO RACIAL

O grande trunfo da série foi reescrever o passado com personagens negros em papéis de importância social e financeira, um exemplo de revisionismo histórico em que a licença poética é incrivelmente importante. A série é mais um exemplo de como, nos últimos anos, a pressão por representatividade ganha cor e voz. 


EXEMPLO DE INTRODUÇÃO
Tema: “Fofoca (Mackenzie 2010)”

Na Londres de 1813, o que uma donzela mais teme são os boatos. Eles, mesmo que infundados e mentirosos, possuem a capacidade de destruir suas vidas perante a sociedade. Tal é a trama da série televisiva de 2020 “Bridgerton”, que retrata o poder nocivo da bisbilhotagem à vida alheia. Fora das telas, é fato que a prática da fofoca é prejudicial à sociedade quando tomada por inverdades e pela ausência de compaixão. Aparada pelas tecnologias modernas, a fofoca torna-se então um veículo destrutivo para produzir difamações, agressões virtuais e cyberbullying a milhares de jovens brasileiros.