Série

Como usar The Umbrella Academy na redação

2019- • 1 temporada • 60min • 16+
Sinopse: “Antes de falecer, o milionário Sir Reginald Hargreeves adotou sete crianças a fim de treiná-las para combater o mal. Depois que ele morre misteriosamente, esses jovens habilidosos unem suas forças para seguir o caminho para o qual seu pai adotivo os criou e acabam se envolvendo em um mundo muito mais perigoso do que eles imaginavam ser possível.”

ADOÇÃO

A série tem a premissa de 7 crianças poderosas adotadas por um bilionário, quase como uma aquisição deste para treiná-las a serem armas de luta. O processo adotivo envolvido não é detalhado, mas percebe-se que sua falta de vínculo emocional e sua criteriosidade para o acolhimento.


FAMÍLIA DISFUNCIONAL

Um ambiente familiar disfuncional é aquele no qual há conflitos, má conduta ou abusos regularmente, às vezes criando um sentimento errôneo de que isso seria normal. Na família Hargreeves, a ausência do pai, a negligência com as necessidades das crianças, a falta de afeto e carinho parental e a violência na casa são alguns dos exemplos de ambiente disfuncional.


VULNERABILIDADE INFANTIL

O crescimento em uma família disfuncional produz efeitos a longo prazo. Essa é a profunda vulnerabilidade infantil a que se assiste no país e no mundo, isto é, a fragilidade para violar os direitos das crianças, por isso a importância da preservação da infância. Vemos a representação de tais traumas duradouros nas 6 personagens principais, os quais vou analisar brevemente para poder ampliar a discussão em redações:


LUTHER: ALIENAÇÃO SOCIAL

O número 1, Luther, se torna alienado ao ser  excessivamente leal ao pai e obedecer todas as suas demandas. Em um dado momento, o pai o envia para a Lua para um isolamento ainda maior.


DIEGO: JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS

Diego, número 2, ex-policial, desiste da carreira e se rende aos impulsos de agressividade e ferocidade para virar um vigilante da cidade que faz justiça com as mãos.


ALLISON: ABUSO DE AUTORIDADE PARENTAL

A número 3, Allison, vira mãe e, também como consequência de seu crescimento deturpado, comete abusos quanto à autoridade que têm sobre sua filha pequena, resultando na perda da guarda.


KLAUS: DROGAS

O número 4, Klaus, se torna viciado em drogas como forma de canalizar as emoções e fugir de sua realidade circundante.


CINCO: FUGA DE CASA

O número 5, chamado de Cinco, foge de casa quando pequeno por receber rejeições e negligências do pai, e fica desaparecido.


VANYA: MARGINALIZAÇÃO FAMILIAR

Vanya, a número 7, é a maior representação do trauma, pois, além da negligência parental, sofria o mesmo pelos irmãos. Ela era a única sem poderes e, por isso, não ia às missões, não participava das fotos, era marginalizada da família. A segregação imposta a ela moldou uma pessoa insegura, rancorosa, e desesperançosa no amor.


EXEMPLO DE INTRODUÇÃO:
Tema: “A questão da adoção de crianças e adolescentes no Brasil”

No seriado “The Umbrella Academy”, o bilionário Sir Reginald Hargreeves decide adotar 7 crianças com superpoderes e treiná-las para combater o crime. Entretanto, é descoberto que uma delas, Vanya, a número 7, não possui poderes, e por isso torna-se constantemente excluída da família e negligenciada na casa, já que não cumpria o critério de acolhimento do pai. Paralelamente, o processo adotivo no Brasil passa por problema semelhante: assim como Sir Reginald, há uma demanda cada vez maior por perfis estereotipados para adoção, e um contingente incompatível de crianças e adolescentes marginalizadas em abrigos.