Série

Como usar Stranger Things na redação

2016- • 3 temporadas • 55min • 16+
Sinopse: Em novembro de 1983, na pequena cidade de Hawkins, Indiana, um garoto de 12 anos, Will Byers desaparece misteriosamente. A mãe de Will, Joyce, torna-se frenética e tenta encontrar Will, enquanto o chefe de polícia Jim Hopper começa a investigar, assim como os amigos de Will: Mike, Dustin e Lucas.


DESAPARECIMENTO DE CRIANÇAS

Hawkins, Indiana, 1983. Um garoto de 12 anos desaparece misteriosamente após uma noite de Dungeons & Dragons. De início, a série retrata os efeitos do desaparecimento infantil em uma comunidade. Uma mãe desolada, os amigos confusos, e a cidade à procura do pequeno Will Byers.


CORRIDA ARMAMENTISTA

A ambientação da série na Guerra Fria revela uma análise importante: a descoberta do Mundo Invertido e os experimentos feitos a Eleven têm como propósito ultrapassar os soviéticos na corrida armamentista. Corridas tecnológicas como essa descartam a ética para alcançar resultado o mais rápido possível.


PUBLICIDADE INFANTIL

Em diversos momentos, é apresentado o impacto da mídia tanto no hiperconsumo dos jovens, como nos waffles Eggo que Eleven vê na televisão, quanto na repetida frase de Dustin, “russos malvados, russos malvados”: a demonização dos soviéticos na cultura jovem da época. 


SOCIALIZAÇÃO

Cobaia do Projeto MKUltra por toda sua infância, Eleven passa pelo processo de socialização ao escapar do laboratório. Com Mike, Lucas e Dustin, ela descobre o que é a amizade, a confiança, e o amor. Émile Durkheim é um dos maiores teóricos da socialização, considerando-a um processo educativo coercitivo. 


ADOÇÃO

Sem sua mãe, Eleven está sozinha e é procurada pelos cientistas americanos. Hopper a acolhe e cuida da garota como sua própria filha, ensinando-a a comer vegetais, olhar o relógio e como se comportar à mesa. A adoção de Eleven revela o quão emocionalmente importante é a vivência familiar para crianças.


INCLUSÃO E DIVERSIDADE

Dustin Henderson possui displasia cleidocraniana, uma doença rara que retarda o crescimento dos dentes e faz com que o personagem seja banguela. A série retrata a necessidade da inclusão e do combate ao preconceito e bullying, mas apenas sua presença fez com que pesquisas pela doença crescessem 94%.  


SHOPPING CENTERS

Na 3ª temporada, Hawkins ganha um novo cenário: o Starcourt Mall. Com ele, “Stranger Things” mostra a sociedade fervorosa pela ascensão dos shopping centers e a criação de hábitos consumistas nesses espaços de concentração de comércios. Novos serviços como o cinema chegam à cidade.


EXEMPLO DE INTRODUÇÃO:
Tema: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” (Enem 2019)

No seriado de ficção científica “Stranger Things”, ambientado em 1983, a criação de um shopping center possibilita aos residentes de Hawkins, Indiana, o acesso às salas de cinema. Um grupo de adolescentes, para não pagar o ingresso caro da sessão, costuma assistir aos filmes passando pelos fundos de uma sorveteria. Na realidade atual brasileira, vê-se que saídas como essa são, para muitos, a única forma de acesso ao entretenimento cinematográfico. De fato, a democratização do cinema no país tem como seu maior obstáculo o valor alto do ingresso, mas se faz fundamental pela relevância do cinema como arte.