Série

Como usar Snowpiercer na redação

2020- • 2 temporadas • 60min • 18+
Sinopse: “A Terra congelou. Os últimos sobreviventes vivem em um trem que viaja pelo mundo e se esforçam para manter uma complexa coexistência a bordo’

AQUECIMENTO GLOBAL

A trama da série gira em torno de uma distopia climática assustadoramente real: após a humanidade ignorar a emergência do aquecimento global até o seu ponto crítico, cientistas tentam resfriar a Terra artificialmente com bombas atômicas. O resultado: um planeta congelado e inabitável.


PODER E RIQUEZA

Prevendo o apocalipse, o trilionário Joseph Wilford constrói o Snowpiercer, uma Arca de Noé para salvar os últimos humanos da extinção. Porém, a salvação custa caro — uma passagem milionária. Os mais ricos da sociedade são salvos, aqueles muitas vezes responsáveis pela própria catástrofe.

ECOSSISTEMA

O Snowpiercer, de 1001 vagões e 3 mil pessoas, conta com setores voltados à agricultura, pecuária e pesca. Toda a comida é produzida dentro do trem, e a água é tratada a partir da neve do exterior. A locomotiva é uma alegoria completa do mundo real, desenhada para sustentar a vida humana até durante a adversidade climática. 

DIVISÃO DE CLASSES

O trem possui a sua própria estratificação social, composta por quatro classes. A 1ª classe são os passageiros com o ticket de ouro; a 2º classe, os trabalhadores intelectuais, como médicos e professores; a 3ª classe, os trabalhadores operários; e por último, o Fundo, aqueles que conseguiram invadir o trem pouco antes de partir.


ORDEM E CONTROLE SOCIAL

A prioridade para o bom funcionamento do trem é a ordem, mantida a qualquer custo. As gavetas são o semelhante a prisão para criminosos. No Fundo, o castigo por um levante é a tortura da amputação de um braço congelado. A ordem é sustentada através do medo e da violência, mais importante do que a igualdade ou justiça.


RELIGIÃO E IGREJA

Outra forma de manutenção da ordem é a religião do trem, que louva o Motor Eterno e seu criador divino, Sr. Wilford, que ninguém jamais viu. A igreja à sua devoção mantém as classes em seu lugar com o discurso de predestinação e o mito do salvador. A crítica feita pela trama é a da religião e da fé cega como instrumento de opressão.


DESIGUALDADE SOCIAL

A série revela o descaso com a desigualdade no trem: enquanto a 1ª classe aproveita de regalias e luxo, o Fundo batalha para sobreviver a base de barras nutritivas. Assim como no mundo real, a miséria de muitos é vista como um mal necessário para a manutenção da condição confortável de poucos.


REVOLUÇÃO 

Em um de seus livros, Karl Marx escreve: “As revoluções são a locomotiva da história”. “Snowpiercer” carrega essa frase quase literalmente, retratando a luta de classes do Fundo contra o seu sistema opressor. André Layton, o líder do levante, desbrava seu caminho até a frente da locomotiva para tomar o seu controle e estabelecer a democracia.


EXEMPLO DE INTRODUÇÃO
Tema: “Consciência ambiental em questão no Brasil”

Na série televisiva “Expresso do Amanhã”, a negligência frente à mudança climática leva o planeta ao seu ponto crítico de aquecimento. Nesse sentido, cientistas desenvolvem um plano emergencial de resfriamento artificial, que termina por congelar a Terra e causar a extinção da humanidade. Similarmente, o negacionismo científico contemporâneo no Brasil têm causado o atraso na resposta aos problemas climáticos e ambientais, vendo-se necessário o combate urgente à desinformação e o incentivo à divulgação científica.