Série

Como usar Dark na redação

2017-2020 • 3 temporadas • 60min • 16+
Sinopse: Quatro famílias iniciam uma desesperada busca por respostas quando uma criança desaparece e um complexo mistério envolvendo três gerações começa a se revelar.

1ª TEMPORADA (SEM SPOILERS)
ENERGIA NUCLEAR

A série discute a opção por energia nuclear em Winden, tanto benefícios quanto malefícios. Por um lado, a usina sustenta a demanda energética da cidade e emprega ampla mão de obra. Por outro, ela produz enorme contingente de lixo atômico e, em 1986, ocorre um acidente radioativo que causa a viagem no tempo.


PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS

O tema da garantia dos direitos das crianças é abordado no desaparecimento de menores, incluindo sequestro e infanticídio. Erik Obendorf, Yasin, Mads e Mikkel Nielsen misteriosamente desaparecem em Winden, ao mesmo tempo em que corpos de crianças são encontrados.


1ª TEMPORADA (COM SPOILERS)
DROGAS NA ESCOLA

Erik Obendorf é um menino que traficava drogas dentro da escola, com contatos secretos e estoques escondidos. Quando ele desaparece, seus amigos vão atrás de seu estoque na floresta e é então que Mikkel Nielsen some também.


SUÍCIDIO

Outra temática importante é o suicídio, exemplificado no cometido por Michael Kanhwald, pai de Jonas. Pode-se pensar nas causas para o ato, como a de não pertencimento à realidade circundante, mas também nas consequências: Jonas cresce traumatizado e sem a figura paterna.


RELIGIÃO

A religião está muito presente no personagem de Noah, que serve como padre de uma Igreja secreta, sugerindo aos jovens que Deus traçara um caminho para cada um. Através da mensagem religiosa, ele convence as crianças e adolescentes a seus experimentos e ao controle do tempo.


TRAIÇÃO E INCESTO

Dilemas de relacionamentos aparecem nas figuras de traição e do incesto. Ao longo da série, é revelado que Martha e Jonas, que mantinham uma relação amorosa, em verdade são tia e sobrinho. Além disso, vê-se que Ulrich Nielsen trai repetitivamente sua esposa com Hannah Kanhwald.


2ª TEMPORADA (COM SPOILERS)
CONFLITO DE GERAÇÕES

A viagem no tempo possibilita o contato de personagens de diferentes épocas e desses com suas versões passadas e futuras. É perceptível como a humanidade passou por profundas mudanças socioculturais e tecnológicas extraordinárias em questões de décadas.


NEGLIGÊNCIA AO IDOSO

Antes ignorado e abandonado por sua ocupada filha, Egon Tiedemann de 1986 descobre que tem câncer de próstata e isso altera a relação até então negligenciadora de Claudia com ele, agora movida a aproveitar cada momento junto a seu pai.


ADOÇÃO

As origens genealógicas de Charlotte Doppler são exploradas nesse temporada, chocando muitos por sua descendência sinistra. O evento se relaciona à temática da adoção, em que as crianças são criadas por terceiros e crescem com a curiosidade incessante de quem seriam seus verdadeiros progenitores, de quem foram separados.


IMUTABILIDADE DO TEMPO

A abordagem do tempo como imutável e cíclico impressiona. Embora haja viagem no tempo, os personagens não conseguem alterar os eventos que prevêem. Em verdade, tudo está fadado a acontecer, até mesmo suas tentativas de alterações. O passado e o futuro são imutáveis, e tecnologia nenhuma mudaria isso.

3ª TEMPORADA (COM SPOILERS)
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

O passado de Katharina Nielsen foi marcado por violência física dentro de casa pela mãe, que resulta em marcas no seu rosto quando ia para a escola. Em 1950, Hannah vê a mãe de Katharina criança em uma clínica de aborto, provavelmente fruto de abuso e causa de sua futura violência.


PEDOFILIA

No futuro pós-apocalipse, Elizabeth Doppler vive em um trailer com seu pai, quando um invasor entra para roubar comida e a nocauteia. Desacordada, o intruso começa a abrir suas calças e molestá-la, numa tentativa repugnante de violação de uma criança.


EXEMPLO DE INTRODUÇÃO:
Tema: "Os direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil”

No seriado alemão “Dark”, os meninos Erik e Yasin desaparecem misteriosamente na cidade de Winden. Ao longo da trama, é descoberto que os menores eram usados em experimentos científicos em cárcere privado que, ao falharem, os matavam. Fora das telas, é fato que são necessárias medidas por parte do Estado para prevenir violações como essas ao direito à infância, já que, quando não resultam em morte, reverberam para o resto da vida adulta.